Fala do Especialista: gestão de resíduos como passaporte para transformar velhos hábitos de consumo Por: Profª Camila Bernardini

Podemos começar com uma pergunta? Já parou para pensar no que você faz para melhorar a qualidade ambiental dos espaços que frequenta? Pois é, na correria do dia a dia, muitas vezes estamos focados apenas na economia de tempo e/ou dinheiro, deixando de lado a saúde e a qualidade de vida. Isso é resultado da vida urbana contemporânea, em toda sua intensidade e reflexividade.

Um dos principais impactos negativos dessa dinâmica é a quantidade gigantesca de resíduos sólidos urbanos (RSU) gerada pela população mundial. Anualmente, são gerados por volta de 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos, o que corresponde a 1,2 kg por pessoa, diariamente. E metade desse volume é apenas de resíduos orgânicos, sabia? Significa que nós descartamos grande parte do que consumimos.

Todo esse resíduo se reverte em diversos impactos socioambientais negativos: a elevada emissão de gases extremamente tóxicos (como metano, dióxido de carbono e compostos de enxofre), a poluição e contaminação de recursos hídricos e do solo, danos à paisagem, desvalorização dos espaços, comprometimento da saúde humana, aumento da fome, desequilíbrio de comunidades extrativistas, dentre outros.

Daí a relevância da nossa responsabilidade social e ambiental com o resíduo que produzimos, com seu gerenciamento e destinação final. A busca por soluções social e ambientalmente responsáveis ao gerenciamento de resíduos contribui positivamente para o aumento da vida útil dos produtos, para o controle do volume dos aterros, para a melhoria dos ecossistemas, para a qualidade de saúde da população e para a Economia Circular. Se você é empreendedor, estas soluções também se refletem positivamente na sua imagem corporativa, na sua credibilidade de mercado e na conexão afetiva com seu público.

Por isso, é nosso papel transformar velhos hábitos de produção e consumo, é nosso papel adotar tecnologias e soluções verdes em prol de um mundo mais sustentável. É nosso papel assumir a responsabilidade por tudo que geramos e descartamos, afinal não existe o “jogar fora” – tudo que é descartado vai para algum lugar dentro do nosso planeta. Então, repense e exercite novos hábitos sobre seus resíduos, em prol da sua vida e do seu meio ambiente.

Profª Camila Bernardini Doutora em Saneamento Ambiental Socióloga, Consultora e Gestora Ambiental

 

 

 

 

 

 

contato

Endereço:

Rua Torres Camara, 600, casa 47. Aldeota
Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60150-060
Telefone:

(85) 3085-5078